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Ways of the Qilin

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Daniel Dennett: Filósofo Controverso e Pioneiro nas Áreas de Consciência, Inteligência Artificial, Ciência Cognitiva e Psicologia Evolutiva

Daniel Dennett, que faleceu 🤶 aos 82 anos, foi umControversial filósofo cujo trabalho sobre consciência, inteligência artificial, ciência cognitiva e psicologia evolucionista ajudou a deslocar 🤶 a Filosofia anglófona de seu foco Ways of the Qilin linguagem e conceitos Ways of the Qilin direção a uma coalizão com a ciência.

Sua conta naturalista 🤶 da consciência, purgada tanto quanto possível da agência e experiência quântica de primeira pessoa, foi popular fora das universidades e 🤶 violentamente contestada por muitos dentro delas.

Um dos quatro cavaleiros do Novo ateísmo, junto com Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Sam 🤶 Harris, ele também escreveu sobre darwinismo, memes, livre arbítrio e religião.

Infância e Educação

"Descobrir como cérebros poderiam ser, ou suportar, ou 🤶 explicar, ou causar, mentes" foi como Dennett, aos 21 anos, definiu seu projeto. Depois de se formar Ways of the Qilin Filosofia na 🤶 Universidade de Harvard Ways of the Qilin 1963, ele fez um BPhil na Universidade de Oxford sob o filósofo comportamental Gilbert Ryle, mas 🤶 passou a maior parte do tempo na biblioteca Científica da Radcliffe aprendendo sobre o cérebro.

Muitos filósofos (tal como hoje) tentavam 🤶 acomodar a mente, e Ways of the Qilin subjetividade, na ciência de terceira pessoa. No entanto, parece impossível identificar "intentionalidade" (a "sobre a 🤶 coisa" dos pensamentos) ou "qualia" (as "assim mesmas" da experiência) como meros estados cerebrais ou comportamento.

Aproximação Naturalista e a Consciência

No 🤶 entanto, Dennett teve uma estratégia inovadora para "intentionalidade" - "conteúdo primeiro, depois consciência" - que inverteu o curso usual da 🤶 investigação. Ele propôs "entender como a consciência é possível compreendendo como o conteúdo inconsciente é possível primeiro".

A natureza, argumentou ele, 🤶 tem suas próprias razões inconscientes - "motivações gratuitas" que são "independentes, e mais fundamentais do que, consciência". A capacidade de 🤶 organismos de responder adequadamente, embora inconscientemente, a coisas no ambiente é uma "intencionalidade rudimentar". E, há séculos, o "processo cego, 🤶 sem propósito, sem propósito, de tentativa e erro" teceu "respostas mecânicas de 'neurônios estúpidos'" (em certos cérebros de criaturas) Ways of the Qilin 🤶 um "loop reflexivo que cria a ilusão manifesta de consciência", pensou.

Aquilo que Ryle havia rejeitado como "o fantasma na máquina" 🤶 poderia ser, assim, exorcizado, não negando Ways of the Qilin existência, mas vendo-o pelo que é - uma ilusão Ways of the Qilin vez de magia, 🤶 uma ilusão fabricada pelo engenhociamento às avessas da evolução.

Carreira e Legado

O primeiro livro de Dennett, Content and Consciousness, foi publicado 🤶 Ways of the Qilin 1969. Seisteen
Ano Obra Publicada
1969 Content and Consciousness
1978 Brainstorms
1981 Elbow Room
1991 Consciousness Explained
1995 Darwin's Dangerous Idea
1996 Kinds of Minds
2003 Freedom Evolves
2024 From Bacteria to Bach and Back
outros livros e 🤶 numerosos artigos expandiram e adaptaram essa tese - que a intencionalidade pode ser atribuída, ao longo de um espectro sem 🤶 uma linha de separação clara, impessoalmente a mentes, cérebros humanos, abelhas, computadores, termostatos: é uma relação funcional entre objeto e 🤶 ambiente. Em relação a quando, na história evolucionária ou pessoal, a intencionalidade consciente surgiu, "não pergunte", disse.

Podemos tomar uma "postura 🤶 física" Ways of the Qilin relação a algo (considerar seus componentes e seus intertravamentos causais) ou uma "postura de projeto" (ver como fabricado, 🤶 pela evolução ou humanos, para servir a uma função específica) ou uma "postura intencional" (explicar seu comportamento Ways of the Qilin termos de 🤶 metas que ele teria sensemente buscado se fosse racional).

"A postura intencional é, assim, uma maneira teóricamente neutra de capturar as 🤶 competências cognitivas de diferentes organismos (ou outros agentes) sem que o investigador se comprometa com hipóteses específicas sobre as estruturas 🤶 internas que subjazem às competências". Tratamos computadores de xadrez, alguns animais e humanos, como se tivessem crenças e desejos. Mas, 🤶 perguntou-se furiosamente, não temos nós humanos de fato?

Sim e não, aparentemente. Não há correspondência um-para-um entre estados cerebrais e estados 🤶 mentais. É o organismo como um todo que tem intencionalidade. Os estados mentais discrete e individualmente identificáveis que parecemos estar 🤶 tendo são (na realidade) "uma versão editada e metafóricamente enobrecida do que está acontecendo Ways of the Qilin nossos cérebros" - equivalentes a 🤶 "ilusões do usuário" Ways of the Qilin uma tela de computador: como o relógio, o arquivo e o ícone da lixeira, denotam os 🤶 processos complexos ocorrendo por trás das cenas.


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