O Corvo, a história vai lá na praia e ouviu sons vindos de uma concha gigante. Ele encontrou criaturas se 🍏 entrincheirando dentro mas sempre o trapaceiro os cajoled para fora no mundo Liberou-os tornaram as primeiras pessoas das ilhas do 🍏 Haida Gwaii
O povo Haida viveu por milhares de anos bethhh Haida Gwaii, um arquipélago remoto no Oceano Pacífico ao largo 🍏 da costa oeste do Canadá.
Quase exterminados pela varíola após a chegada dos europeus, os Haida se agarraram às suas terras 🍏 - tão ricos bethhh vida selvagem que é por vezes chamado de Galápagos do Canadá.
Durante décadas, apesar de seu isolamento 🍏 geográfico a luta inabalável da Haida para recuperar o controle sobre suas terras atraiu atenção no Canadá e levantou 🍏 questões acerca do longo não reconhecido história colonial brutal.
A Haida se opôs à extração de madeira clara, construindo laços com 🍏 ambientalistas. Eles forjaram alianças bethhh casa e encontraram uma causa comum para outros grupos indígenas ao redor do mundo
Eles processaram 🍏 a Colúmbia Britânica por título de bethhh terra bethhh 2002, e apoiarem suas reivindicações dos laços antigos com o arquipélago, 🍏 através do museu que mostrava seus artefactos.
Sua busca metódica e meticulosa se concretizou bethhh maio, quando o governo da Colúmbia 🍏 Britânica aprovou uma lei - a primeira de seu tipo no Canadá – reconhecendo título indígena do Haida ao longo 🍏 Haida Gwaii. Nenhum Governo provincial ou federal canadense jamais reconheceu voluntariamente um direito dos povos indígenas à bethhh terra ”.
Nos 🍏 próximos anos, a autoridade do governo provincial sobre as terras e recursos deverá ser entregue ao Conselho da Nação Haida.
"Do 🍏 nosso lado, sabíamos exatamente o que queríamos e por quê estávamos fazendo", disse Frank Collison 89 anos de idade 🍏 - um chefe hereditário. Ele lembrou-se do fato dos governos federal ou provincial não responderem durante décadas: “Eles simplesmente nunca 🍏 foram interessantes bethhh fazer nada para nos manter sob seus polegares”.
O premier da Colúmbia Britânica, David Eby s disse que 🍏 o reconhecimento do título significava a província estava "se movendo além de um lugar onde os direitos das nações Haida 🍏 foram negado para uma área bethhh cujo território elas são reconhecidas e mantidas".
Exatamente como a energia muda para o Haida 🍏 ainda precisa ser negociada com British Columbia, mesmo que continue fornecendo serviços de saúde e mantendo infraestrutura.
Alguns especialistas legais dizem 🍏 que a lei provincial deixa algumas questões críticas pouco claras, incluindo o impacto do título indígena bethhh terras privadas de 🍏 propriedade das pessoas não haida.
Outros questionam se a província pode reconhecer o título indígena – direito inerente de um grupo 🍏 Indígena para terra que ocupou e usou antes da colonização - sem governo federal.
Os líderes da Haida dizem que estão 🍏 otimistas de chegar a um acordo com o governo federal, e também têm se movido para reconhecimento do título indígena.
Ainda 🍏 assim, bethhh Haida Gwaii com uma população de 5.000 pessoas divididas uniformemente entre a Haida e não-Haidas o desenvolvimento 🍏 é visto como um divisor.
A comunidade indígena falou da libertação colonial e de recuperar seus recursos naturais.
Entre os não-Haida - 🍏 conhecidos como "colonos" no arquipélago – muitos expressaram apoio à mudança, embora alguns tenham dito temer um futuro dominado pelos 🍏 Haida.
As decisões judiciais ao longo dos anos indicaram que a Haida acabaria por ganhar bethhh reivindicação. Então, o governo da 🍏 Colúmbia Britânica s liderado pelo Partido Novo Democrata de esquerda decidiu negociar um acordo para levar à legislação
"Mostrou uma quantidade 🍏 básica de respeito, o que foi bem-vindo", disse Jason Alsop.
Alsop falou da sede do conselho com vista para Skidegate, uma 🍏 aldeia na ilha principal onde os sobreviventes de varíola se reuniram no século 19.
Beneficiando-se de uma terra e mar geralmente 🍏 ricos, os Haida tinham desenvolvido um próspero sociedade como comerciantes s marítimos (comerciantes), artistas ou proprietários dos povos escravizados a 🍏 partir das suas guerras com outros grupos indígenas.
No final do século XIX, os Haida foram ainda mais marginalizados por causa 🍏 das políticas governamentais canadenses e da exploração madeireira bethhh larga escala.
Foi na década de 1970 que a Haida, juntamente com 🍏 alguns outros grupos indígenas no Canadá começaram se reafirmando.
"Começamos a nos reunir novamente", disse Nika Collison, diretora executiva do Museu 🍏 Haida Gwaii bethhh Skidegate.
Os líderes estabeleceram o Conselho da Nação Haida, um órgão eleito que falou bethhh nome do povo 🍏 nas negociações com os governos provincial e federal. Eles construíram a casa de museu para reforçar bethhh reivindicação ao título 🍏 indígena não apenas exibindo cultura mas também repatriando restos humanos ou objetos artísticos dos museus pelo mundo inteiro
Pela primeira vez 🍏 bethhh 75 anos, eles construíram uma canoa de um cedro "retroengenharia" sobreviventes", lembrou Guujaaw.
Também esculpiram totens de cedro, criando-os pela 🍏 primeira vez bethhh décadas. Em Skidegate recorrem a uma matriarca que numa sociedade matrimonial era responsável por salvaguardar o conhecimento 🍏 cultural;
"Ela foi a única que se lembrou de como levantar um totem", disse Diane Brown, 76 anos e também uma 🍏 matriarca capaz para recitar o conto da fundação na língua Haida.
Os líderes enquadraram bethhh campanha como parte da independência global 🍏 e movimentos ambientais.
Guujaw disse que eles tinham sido Meme
trocaram estratégias com grupos indígenas na Amazônia, Nova Zelândia. Austrália e Chile
Guujaaw 🍏 também garantiu aliados improváveis como Dale Lore, ex-prefeito de Port Clements. Uma aldeia madeireira ao norte da Skigate e levou 🍏 14 anos para o Sr Lebre mudar a ser um defensor fervorosa do registro bethhh direção à bethhh oposição na 🍏 autonomia Haida disse ele explicando que Gjnaw contribuiu com essa transformação:
"Os Haida não tentam vencer a luta de uma só 🍏 vez", disse ele. Eles dão um pedaço por hora, engolem-no? digerir isso - voltar para o próximo."
Em 1995, Lore, que 🍏 se especializou bethhh esculpir estradas de madeira através das florestas líquen tropeçado no chão da floresta - esculpido a partir 🍏 dos cedroes gigantes mas abandonado por Haida.
"Fiquei doente de estômago", disse Lore, apontando para uma canoa bethhh recente visita à 🍏 floresta.
Depois de se tornar prefeito da cidade, Lore assinou um protocolo bethhh 2004 com o Conselho do país que reconhece 🍏 tanto a posse como as terras privadas na aldeia.
Nem todos, no entanto iam felizes com a mudança na balança de 🍏 poder.
Randy e Gloria O'Brien possuem uma das maiores empresas de exploração madeireira independentes da Haida Gwaii, empresa que há muito 🍏 tempo também tem um contrato provincial para atender as rodovias na região.
Ao longo dos anos, enquanto os líderes da Haida 🍏 e ambientalistas travavam uma batalha contra o corte claro a oferta geral de madeira diminuiu para prejudicar seus negócios. 🍏 Eles foram forçados há três ano atrás - eles disseram que tinham sido obrigados por conta própria – registrar cedros 🍏 bethhh metade do terreno com 320 acres planejado passar aos filhos ou netos deles (os O'Brien).
Quando o poder começou a 🍏 mudar para os Haida, Os O'Briens disseram que as autoridades eleita detinham-se indiferente às suas queixas.
"Eles não vão retornar telefonemas, 🍏 e Victoria nem sequer conseguimos entrar lá para ver ninguém", disse O'Brien de 73 anos bethhh referência à capital da 🍏 província. Eles disseram que temiam pelo futuro das empresas depois do negócio na Haida Gwaii desde meados dos 1970
"Quando chegamos 🍏 aqui pela primeira vez, encontramos muitos nativos e eles se tornaram nossos amigos", disse O'Brien de 76 anos. “Nós nos 🍏 divertimos com os índios que pescavam ou caçam tudo”.
"Mas de repente, agora eles estão -" ele disse com uma risada.
O 🍏 presidente do conselho, Alsop também disse que a Haida queria se afastar de "um modelo baseado bethhh volume" da exploração 🍏 madeireira.
Christian White, 62 anos de idade e um conhecido artista da Haida disse que durante muitos meses ele viu barcaças 🍏 deixarem a cidade com toneladas dos troncos do cedro – mesmo quando os próprios Haida eram limitados pelas regras florestais 🍏 na aquisição das árvores centrais para bethhh cultura.
Em seu estúdio, onde uma de suas esculturas mostrava pessoas saindo da concha 🍏 sobre a qual estava o Corvo (o Sr. White), disse: "Somos um povo compartilhado mas os outros conseguiram mais do 🍏 que bethhh parte justa por muito tempo".