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El miércoles por la noche en el Stade du Moustoir, el 🏵 Paris Saint-Germain se enfrentó a una difícil situación: Luis Enrique alineó un equipo muy rotado, ya que el equipo parisino 🏵 casi había asegurado el título de la liga, y se enfrentó al Lorient, un equipo con jugadores individualmente talentosos pero 🏵 peleando por no descender. Parecía una receta para obtener puntos perdidos, y hay un precedente: al final de la temporada 🏵 pasada, el PSG empató con el Estrasburgo y perdió en casa contra el Clermont. Sin embargo, el líder casi ni 🏵 titubeó y se impuso por 4-1 con dos goles de Kylian Mbappé y Ousmane Dembélé. Aunque faltaban jugadores importantes como Achraf 🏵 Hakimi, Warren Zaïre-Emery, Marquinhos, Bradley Barcola y Vitinha, el PSG no tuvo problemas para derrotar al débil (y último en 🏵 defensa) Lorient, al que incluso les han logrado sorpresas en la temporada. El equipo parisino, centrado en la preparación para 🏵 la Champions League y con algunos jóvenes en el once inicial, sigue en gran forma y marcó 15 goles en 🏵 los últimos 4 partidos, demostrando que tiene argumentos suficientes como para soñar con ganar la Champions League.PSG sin problema en su visita al Lorient: victoria 4-1
Local
Resultado
Visitante
Lorient
1-4
PSG
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A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo 🏧 de prognosticar resultados de partidas de futebol. Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a 🏧 Esportiva do diretor J.B.Tanko em 1971. Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de 🏧 novembro de 1972. A Loteca foi regulamentada no Brasil em 25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, 🏧 quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem 🏧 mil bilhetes distribuídos. [2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu. [3] As vendas de apostas foram feitas em 48 barracas improvisadas. [3] 🏧 Testes em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4] Naquela época, era 🏧 necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio. Durante a fase experimental, era possível até 🏧 marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas em uma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze 🏧 pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos. Oito apostadores foram premiados com doze 🏧 pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos. [4] Outras rodadas experimentais foram 🏧 realizadas em 3 de maio, também na Guanabara, e em 17 de maio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2] Oficialmente, 🏧 os bolões começaram em 7 de junho, que foi também a primeira vez em que foram acertados treze pontos. [6] O 🏧 futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado casino em casa terceira Copa do Mundo, o 🏧 que gerou muitas filas nas casas de apostas. [7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo 🏧 com um triplo custava três cruzeiros novos.[2] O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual 🏧 da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador. [2] Ao 🏧 final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em "apenas" dezessete minutos, 🏧 de acordo com a revista Placar. [2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o 🏧 mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum 🏧 com dez; a partir daí seguia o mesmo processo, em busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9] A 🏧 escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa. [10] Essa escolha seguia alguns critérios: Clássicos, 🏧 desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande; Dois times "médios" com campanhas parecidas; Times grandes jogando fora 🏧 de casa contra times pequenos; Clássicos locais ou regionais.[ 10 ] O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no 🏧 teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos. [11] Em um teste que terminou com oito empates 🏧 ele foi o único a errar apenas um jogo. Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro 🏧 depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times 🏧 participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco 🏧 para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12] No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou 🏧 sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso. [3] Para o teste seguinte, 🏧 as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 🏧 175 ganhadores.[3] Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais 🏧 otimista das expectativas": mesmo com vendas em apenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 🏧 embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3] O sucesso teve efeitos colaterais, 🏧 como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filas em casas lotéricas, 🏧 que obstruíam as portas de outras lojas, no período em que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas. [13] As 🏧 soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar 🏧 a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já 🏧 era feito na Loteria Federal.[13] A Loteca passou a ser vendida no país inteiro em 1972. [3] O sucesso fez com que 🏧 a loteria passasse a ser mencionada em filmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que 🏧 faziam cálculos simples de análise combinatória.[3] Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e 🏧 Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado 🏧 da Guanabara. Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo, em que o Corinthians 🏧 tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer 🏧 pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha. Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7] Em seus 🏧 quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro. [14] A partir 🏧 de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período. Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira 🏧 de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado 🏧 à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, em concursos de prognósticos".[15] Foi em 1978 que surgiu um dos 🏧 personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro 🏧 Braga e Mara Lisi. [16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só 🏧 tinha sido alcançado após um ano de vendas. [3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o 🏧 cartão pela metade.[3] Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ] Em 1979, Milton Coelho da Graça, então 🏧 diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a 🏧 Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavam em um teste. [17] A pedido de Milton, Juca foi 🏧 a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18] Nesse mesmo 🏧 ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto. Ainda com as suspeitas em relação à Loteria Esportiva, 🏧 todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas 🏧 ninguém se pronunciava. [19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava 🏧 jogo triplo em partida que se cravaria seco", conta Juca. "Corinthians × Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR × 🏧 Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo.Não é possível. Eles cravam triplo em jogo fácil e seco para jogo difícil. Tem alguma coisa estranha 🏧 nisso."[20] Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins. Juca deu a ele 🏧 prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem 🏧 sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu 🏧 o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos. [21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso. O 🏧 gerente de Loterias da Caixa em 1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a 🏧 abalar a loteria.[5] A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou. A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a 🏧 decadência da loteria. [5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era 🏧 obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, 🏧 desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos. [5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda". [5] Na época da mudança a 🏧 arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava na casino em casa melhor fase. [5] A média de apostas semanais entre 🏧 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5] A 🏧 fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de 🏧 nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado. [5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar 🏧 prejuízo. [5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1. A fase anterior teve 976 testes. [5] No novo 🏧 formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada 🏧 um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior. [5] Mas a maior mudança foi a instituição 🏧 de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5] Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior. A 🏧 aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1. 296 reais (três triplos e 🏧 cinco duplos). As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de uma em 2 391 485. A Loteca 🏧 está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias. Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás. No teste 256, de março de 🏧 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando, em uma rodada "lógica", 7 792 🏧 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos. [23] 🏧 Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B 🏧 e C do Campeonato Brasileiro. Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ] Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto 🏧 é:[24] 14 placares: 1 chance em 2.391.485 13 placares: 1 chance em 85.410
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