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Nota: "Ginástica olímpica" redireciona para este artigo. Para outras modalidades da ginástica também olímpicas, veja Trampolim acrobático "Ginástica olímpica" redireciona para 🌟 este artigo. Para outras modalidades da ginástica também olímpicas, veja Ginástica rítmica A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica,[1] 🌟 é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem 🌟 do grego transliterado gymnastiké e significa "a arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto 🌟 de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, 🌟 competitivos, terapêuticos, etc.".[2] Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva 🌟 apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística consagrou-se como a forma mais antiga do desporto 🌟 e em decorrência disto, jogos que ganha dinheiro de verdade história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere jogos que ganha dinheiro de verdade 🌟 evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e 🌟 em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – 🌟 nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a 🌟 ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres. [3] Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados 🌟 e destacados entre todas as modalidades do esporte. As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por 🌟 equipes -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob 🌟 um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.[4] Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e 🌟 demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.[5] História e evolução [ editar | editar código-fonte ] Friedrich Jahn: Alemão 🌟 chamado "pai da ginástica" A ginástica, enquanto prática do exercício físico veio da Pré-história, afirmou-se na Antiguidade, estacionou na Idade Média, 🌟 fundamentou-se na Idade Moderna e sistematizou-se nos primórdios da Idade Contemporânea.[6] A ginástica artística, enquanto atividade, teria surgido segundo estudos, na 🌟 Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo,[7] onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas 🌟 com o intuito de entreter os transeuntes. Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, 🌟 ela passou a ser introduzida ao treinamento militar. O mesmo uso fora feito na Grécia Antiga - onde a ginástica continuou 🌟 a desenvolver-se. [8][9][10] Contudo, em Roma, o apreço pela modalidade artística enquanto treinamento caiu em desuso, e a ginástica passou a 🌟 restringir-se apenas a apresentações de circo que inspiravam os soldados antes das batalhas, enquanto estes davam à ginástica outros valores 🌟 em termos de preparação militar.[11] Seu ressurgimento na Era Moderna fora, como no princípio, ligado à arte. A forma gímnica que chegou 🌟 a Europa começou com o trampolim, tendo suas primeiras atividades descritas por Archange Tuccaro, no livro Trois dialogues du Sr. Archange 🌟 Tuccaro, no século XV, ao oeste europeu. Na época do Renascimento, os principais artistas faziam culto ao corpo humano e às 🌟 suas formas. Assim, a prática da ginástica nas escolas tornou-se constante, e cada dia mais a modalidade ganhava espaço entre os 🌟 homens.[8] A prática em grupo: Herança sueca Jean-Jacques Rousseau, em meados de 1700, publicou um misto de educação e treinamento físico para 🌟 as crianças, chamado Émile; ou, de l'éducation, que modificou os padrões e sistematizou uma nova aplicação, incluindo a prática da 🌟 ginástica. Inspirado na reforma, Johann Christoph Friedrich Guts Muths (1776 - 1838), implementou a ginástica natural - composta por exercícios aeróbicos, 🌟 voltada ao benefício corporal - e a artificial - voltada para a beleza, como a variedade de montes e desmontes 🌟 do cavalo.[8] Contudo, seu surgimento oficial[8] só veio a acontecer em 1811, quando o professor Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852) fundou em 🌟 Berlim, na Alemanha, o primeiro clube voltado apenas à prática da ginástica. [12] Inspirado pelo espírito patriota advindo de seu pai 🌟 e pelos escritos de Muths – também conhecido pai da ginástica pedagógica e autor do livro Gimnastik fur die Jugend 🌟 (1793) - Jahn inspirou jovens da cidade em prol do orgulho de uma revanche contra as tropas de Napoleão (em 🌟 1813, pela libertação prussiana e posterior unificação alemã), fornecendo-lhes o ideal histórico e o senso das antigas tradições da nação, 🌟 através da prática da sistematizada ginástica. Além disso, este educador ainda criou regras específicas, aparelhos diferentes e um sistema de exercícios 🌟 físicos chamado Die Deutsche Turnkunst (em português: a arte gímnica), ainda hoje considerado matriz na ginástica artística praticada. [8] Durante esta 🌟 mesma época, na Suécia, Pehr Henrik Ling (1776-1839) introduziu um tipo diferente de ginástica. Seu sistema, baseado no exercício coletivo, aspirava 🌟 desenvolver um ritmo perfeito do movimento. Assim como a ginástica de Jahn, os métodos de Ling também foram adotados para o 🌟 treinamento militar. Junto a essas escolas, nasceram os Clubes de Ginástica Internacionais. Gradualmente estes clubes estabeleceram associações nacionais para controlar os treinamentos 🌟 e as competições.[13] Desse modo, não tardou para que a Federação Internacional de Ginástica (FIG) - uma das entidades esportivas mais 🌟 antigas do mundo - fosse fundada em 1881. Quinze anos depois, a modalidade fora incluída no programa dos primeiros Jogos Olímpicos 🌟 modernos, realizados em Atenas, na Grécia. Por razões da origem do nome, a entrada das mulheres nas competições, só se deu 🌟 na edição de 1928 das Olimpíadas, que aconteceu em Amsterdã, na Holanda. O referido nome incluía a prática nua por parte 🌟 dos ginastas. Por esta razão, os homens, nos primeiros Jogos, competiam despidos da cintura para cima. Com a providência de vestirem-se por 🌟 completo, as mulheres puderam estrear nos campeonatos.[5][14] A partir daí, a evolução da ginástica enquanto desporto, deu-se ao longo de poucos 🌟 anos e 1950 foi um momento em particular: as mulheres competiram em alguns aparelhos masculinos - como as argolas - 🌟 e a ginástica rítmica ainda fazia parte das apresentações artísticas. Pouco antes e em seguida,[15] algumas provas foram acrescentadas e outras 🌟 retiradas. Os aparelhos foram definidos para cada evento. E por fim, seu aprimoramento não para e a cada revisão das regras, a 🌟 dificuldade e a beleza dos movimentos aumenta. Atualmente, a ginástica artística é um dos mais populares esportes - não apenas nos 🌟 Jogos Olímpicos - e um dos mais exigentes para com seus atletas e praticantes. Baseada nessa rápida evolução e popularização, principalmente 🌟 entre as mulheres, a modalidade artística tornou-se a rainha da FIG entre as demais práticas da ginástica. Surgida como um esporte 🌟 tipicamente masculino, a modalidade artística globalizou-se como um desporto feminino, que hoje possui maior destaque, um maior número de praticantes 🌟 e atletas mundialmente reconhecidas.[16][17][18] Características físicas e generalidades [ editar | editar código-fonte ] Força, flexibilidade e coordenação motora, independentemente do treinamento, 🌟 são fundamentais para o sucesso de um ginasta. A genética é determinante para que uma pessoa apresente essas características e se 🌟 destaque na modalidade escolhida.[19][20] A preparação de um atleta passa por três fases. A primeira, que dura até aproximadamente os dez anos 🌟 de idade, é a de iniciação. Depois, começa a fase de treinamento intensivo, específico para a modalidade escolhida. A média da idade 🌟 de início é aproximadamente doze anos (idade com que as ginastas iniciam-se geralmente, na categoria júnior nacional). No terceiro momento, aos 🌟 quinze em geral, começa o treinamento de alto nível, em que o atleta deve buscar maior autonomia e desenvolver ao 🌟 máximo jogos que ganha dinheiro de verdade performance.[21] Treinamento e preparação [ editar | editar código-fonte ] Concentração da ginasta para movimentos no solo Nos treinamentos, existem quatro 🌟 peças fundamentais – Um treinador, um atleta, um bom entendimento na relação esportista e um objetivo comum. O treinamento físico do 🌟 ginasta é realizado baseado em repetições para aumentar força e massa muscular, melhorando, com isso, jogos que ganha dinheiro de verdade flexibilidade e suas capacidades 🌟 aeróbicas e anaeróbicas. A repetição serve também para melhorar a concentração e automatizar os movimentos mais simples, fazendo com que o 🌟 ginasta despenda mais tempo na meta de atingir a perfeição das rotinas técnicas. Por outro lado, cabe ao técnico definir a 🌟 tática, ou seja, os limites físicos de seu atleta e de motivá-lo na prática constante e na busca pelos melhores 🌟 e mais aproveitáveis movimentos.[20][22][23] Tomando como partida os treinamentos diários – de duração variável entre quatro e oito horas -, que 🌟 impedem a perda da flexibilidade e dos movimentos, os riscos de acidentes e medidas preventivas são uma constante no meio 🌟 gímnico, seja ele de elite ou aprendiz. As maiores incidências recaem sobre as articulações e coluna. O risco de fraturas, todavia, é 🌟 de periculosidade reduzida. Modalidades como vôlei e futebol, em relação à ginástica, são mais vulneráveis em se tratando de fraturas ósseas.[24] Para 🌟 se evitar acidentes e diminuir os riscos de lesões, algumas medidas são tomadas, o que torna a ginástica um esporte 🌟 de prática segura, ainda que os movimentos desafiem a gravidade e o equilíbrio: um maior número de colchões amortece os 🌟 impactos de saída dos aparelhos; um bom acompanhamento do técnico ou de um auxiliar impede que o ginasta pratique sozinho 🌟 e realize movimentos inadequadamente; a presença da FIG, que qualifica movimentos claramente perigosos com baixas pontuações a fim de desmotivá-los 🌟 na execução destes; o acompanhamento de fisioterapeutas e preparadores físicos, essencial para se evitar lesões, pois é através das instruções 🌟 destes profissionais, que o ginasta executará seus exercícios da melhor forma possível; e por fim, o alongamento realizado antes e 🌟 após o treinamento, que se faz fundamental para evitar agressões musculares. [3][25][26] Outro pilar de um bom treinamento é o acompanhamento 🌟 psicológico, chamado pelos profissionais de 'psicologia comportamental do esporte'. Esta ferramenta ajuda a estruturar o preparo da mente do atleta, bem 🌟 como descobrir e sanar as reais (não apenas aparentes) dificuldades do ginasta em qualquer âmbito profissional, como as competições e 🌟 os treinos, por exemplo.[27] Vale ressaltar ainda que a alimentação é também de imprescindível importância para ajudar o ginasta a manter 🌟 seu corpo saudável, principalmente entre os mais jovens (adolescentes), em fase de desenvolvimento. Em virtude dos exercícios de alta intensidade, seu 🌟 organismo necessita de uma boa oferta de carboidratos para manter os músculos aptos às atividades. Além disso, o atleta deve ter 🌟 ainda uma boa variedade alimentar em jogos que ganha dinheiro de verdade dieta, contendo o balanço adequado de proteínas, vitaminas e gorduras (que mantém o 🌟 corpo abastecido para o exercício físico avançado). A hidratação durante as práticas também é fundamental. Porém, não apenas feita com água, mas 🌟 hidratos de carbono e isotônicos para restaurar a energia perdida. No todo, o auxílio de um nutricionista evita a ingestão de 🌟 gorduras nocivas e os mantém sempre saudáveis e no peso ideal. [nota 1] É através dos treinamentos e das prevenções que 🌟 o ginasta se mantém competitivo, apto e saudável dentro do esporte.[28][29] São abundantes os movimentos que podem ser realizados pelo atleta 🌟 durante suas apresentações na ginástica artística. A variação se dá tanto no solo, quanto nos demais aparelhos. No entanto, tais movimentos possuem 🌟 apenas duas variantes: longitudinal - girar em volta de si mesmo - as piruetas; e transversal - de movimento, o 🌟 mortais. [30][31] Baseado nisso, seus elementos foram chamados de técnicos, em vista dos intensos treinamentos para se atingir a perfeição da 🌟 execução dos elementos ginásticos[nota 2] e acrobáticos. [nota 2][31] Abaixo seguem alguns dos mais conhecidos movimentos e suas descrições de realização. [32] 🌟 Movimentos não especificados com localização de realização são utilizados em vários momentos. Os saltos e tomadas de equilíbrio (como as paradas 🌟 de mãos), por exemplo, são de uso de praticamente todos os aparelhos, tanto masculinos quanto femininos: A americana Bridget Sloan executando 🌟 um avião sobre a trave Abertura - ação muscular de extensão da articulação dos quadris e pernas. - ação muscular de extensão 🌟 da articulação dos quadris e pernas. Avião - posição de equilíbrio típica da trave, em que o ginasta mantém uma perna 🌟 no chão e eleva a outra para trás, com os braços abertos. Exige força, flexibilidade e equilíbrio. - posição de equilíbrio típica 🌟 da trave, em que o ginasta mantém uma perna no chão e eleva a outra para trás, com os braços 🌟 abertos. Exige força, flexibilidade e equilíbrio. Carpada - as pernas estendidas formam um ângulo com o tronco. É possível também ter uma posição 🌟 carpada de pernas afastadas. - as pernas estendidas formam um ângulo com o tronco. É possível também ter uma posição carpada de 🌟 pernas afastadas. Diamidov - movimento típico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mão uma das barras, e gira em 🌟 torno do próprio corpo. - movimento típico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mão uma das barras, e gira 🌟 em torno do próprio corpo. Dos Santos (duplo twist carpado) - dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais 🌟 no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho. (duplo carpado) - dois giros em torno 🌟 do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho. Empunhaduras 🌟 - são tomadas, pegadas ou presas, que representam várias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele. - são tomadas, 🌟 pegadas ou presas, que representam várias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele. Estendida - o corpo deve estar 🌟 em linha reta, sem nenhum ângulo. - o corpo deve estar em linha reta, sem nenhum ângulo. Flic-flac - movimento preparatório para 🌟 acrobacias. O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo tempo em que seus pés deixam o solo, usando um grande impulso 🌟 dos ombros. Pode ser executado para frente ou para trás. - movimento preparatório para acrobacias. O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo 🌟 tempo em que seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Pode ser executado para frente ou para 🌟 trás. Giro de quadris para trás (oitava de apoio para apoio) - o corpo executa um giro completo em torno do 🌟 eixo transversal. Movimento típico das barras assimétricas. (oitava de apoio para apoio) - o corpo executa um giro completo em torno do 🌟 eixo transversal. Movimento típico das barras assimétricas. Giro gigante - elemento específico das barras assimétricas. Uma rotatória em volta da barra de 360º, 🌟 executada com todo o corpo na posição estendida. - elemento específico das barras assimétricas. Uma rotatória em volta da barra de 360º, 🌟 executada com todo o corpo na posição estendida. Grupada - todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de 🌟 ponto central corporal. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho. - todas as partes do corpo se 🌟 flexionam e se aproximam de ponto central corporal. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho. Parada de 🌟 mãos - exercício mais básico da ginástica artística. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilíbrio. - exercício 🌟 mais básico da ginástica artística. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilíbrio. Parafuso - uma rotação (em 🌟 torno do próprio corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo. - uma rotação (em torno do próprio 🌟 corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo. Roda - é a chamada estrela. O ginasta passa lateralmente em 🌟 apoio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé. - é a chamada estrela. O ginasta passa lateralmente em apoio invertido (de 🌟 ponta cabeça) e retoma de pé. Rondada - semelhante à roda, com os dois pés chegando ao solo no mesmo instante. Usada 🌟 pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado. - semelhante à roda, com os dois pés chegando ao solo no 🌟 mesmo instante. Usada pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado. Rudi - um parafuso e meio na posição estendida após 🌟 o movimento para frente. Exemplo: flic-flac para frente, mortal simples para frente. - um parafuso e meio na posição estendida após o 🌟 movimento para frente. Exemplo: para frente, mortal simples para frente. Salto pak - típico das barras assimétricas. É usado para passar da barra 🌟 mais baixa para a mais alta. A ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto pak é também 🌟 um movimento preparatório pontuado. - típico das barras assimétricas. É usado para passar da barra mais baixa para a mais alta. A ginasta 🌟 faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto é também um movimento preparatório pontuado. Selada - corpo forma um 🌟 arco e as costas ficam "arqueadas" para trás. - corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trás. Stützkehre - 🌟 movimento típico das barras paralelas. Parada de mãos; Pequena projeção dos ombros à frente e as pernas descem mantendo o corpo 🌟 todo firme; Passagem pelo apoio normal: As pernas devem, agora, ser chutadas para frente e para cima; O braço de 🌟 apoio conduz o corpo, dando direção e altura; Queda no apoio invertido, seguido de nova parada de mãos. - movimento típico 🌟 das barras paralelas. Parada de mãos; Pequena projeção dos ombros à frente e as pernas descem mantendo o corpo todo firme; 🌟 Passagem pelo apoio normal: As pernas devem, agora, ser chutadas para frente e para cima; O braço de apoio conduz 🌟 o corpo, dando direção e altura; Queda no apoio invertido, seguido de nova parada de mãos. Tkachev - movimento usado nas 🌟 barras assimétricas e na barra fixa. O ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou 🌟 com pernas separadas, e em seguida, pega a barra novamente. - movimento usado nas barras assimétricas e na barra fixa. O ginasta 🌟 larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou com pernas separadas, e em seguida, pega 🌟 a barra novamente. Tsukahara - salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto. Ginastas de destaque na modalidade [ editar 🌟 | editar código-fonte ] Abaixo, encontram-se listados cinco destaques femininos e cinco masculinos, entre o passado e a atualidade, acompanhando a 🌟 evolução que apresentou o esporte. Para a seleção foram usados alguns critérios: a época em que se destacaram, participações olímpicas e 🌟 mundiais, reconhecimento internacional, conquistas e movimentos inseridos na tabela da FIG.[33] Outros ginastas destacados podem ser vistos no International Gymnastics Hall 🌟 of Fame, que, fundado em 1988, localiza-se no interior do Science Museum Oklahoma em Oklahoma City, nos Estados Unidos, e 🌟 homenageia competidores, treinadores e autoridades da modalidade artística, como Bruno Grandi e Octavian Belu. A primeira honraria concedida foi no ano 🌟 da inauguração. tendo como única personalidade gímnica, a ginasta Olga Korbut. Após cinco anos sem premiações, outra atleta, Nadia Comaneci, fora homenageada, 🌟 e só em 1997, os primeiros homens penduraram seus retratos e receberam as congratulações.[34] Equipamentos e aparelhos [ editar | editar 🌟 código-fonte ] O uniforme básico de toda ginasta é um collant de lycra em forma de maiô. Em todas as provas, variando 🌟 de acordo com a preferência, as atletas competem descalças. Os homens usam short ou calça de material apropriado e meias nos 🌟 pés (exceto nas provas do solo). Suas camisetas, que em verdade são collants, ficam cobertos na altura da cintura, pela outra 🌟 parte do uniforme: a calça ou o short. [35] É comum que os competidores passem pó de magnésio nas mãos, especialmente 🌟 em provas de barras, para evitar lesões nos dedos e escorregões durante os movimentos. Outros aparatos também são de uso permitido 🌟 nas mãos para que o ginasta possa segurar as barras e as argolas sem sofrer com lesões e possíveis feridas 🌟 - como os protetores palmares (com munhequeiras). Ainda são usados colchões para amortecer as saídas e as braçadeiras (de uso masculino, 🌟 para as provas das barras paralelas).[36][37] As competições de ginástica geralmente são disputadas em locais fechados, com várias adaptações para a 🌟 prática da modalidade. Os exemplos mais precisos são os ginásios e os estádios cobertos, especialmente preparados para comportar aparelhos e bancas 🌟 julgadoras, pois cada elemento da ginástica artística possui a jogos que ganha dinheiro de verdade peculiaridade.[35] Imagem de um antigo ginásio, no qual treinava-se ainda a 🌟 escalada A modalidade subdivide-se em duas: ginástica artística masculina e ginástica artística feminina. Cada uma possui um código próprio (com os movimentos 🌟 e os aparelhos utilizados), elaborado pelos comitês (masc.e fem.) da Federação. Em comum, possuem as regras de conduta e as generalidades 🌟 de cada competição, como a segurança do ginasta e a exigência sobre a qualidade dos equipamentos e da execução durante 🌟 as apresentações dentro de cada exigência.[38][39] Os aparelhos da ginástica artística masculina (sigla em inglês: MAG) são diferentes dos aparelhos disputados 🌟 na ginástica artística feminina (sigla em inglês: WAG) . Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes, as mulheres as 🌟 disputam em quatro. [4][40][41][42][43] Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo 🌟 com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas. Tais aparelhos, durante as apresentações masculinas, procuram demonstrar a força 🌟 e o domínio do ginasta. [16][36][44][45] Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e 🌟 as barras assimétricas. Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade. [5][17][36][46] Em comum, homens 🌟 e mulheres possuem as provas de solo e salto, com nuances de diferenciação. Abaixo, estão descritos cada um dos eventos/aparelhos: Cavalo com 🌟 alças - o cavalo (que de fato assemelhava-se ao animal), enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões: 1,15 metro x 1,60 🌟 metro x 35 centímetros. As alças possuem distância ajustável e a altura de 12 centímetros. Uma série típica no cavalo com alças 🌟 envolve tesouras e movimentos circulares. As tesouras, exercícios feitos com as pernas separadas, são executadas geralmente com as mãos sobre as 🌟 alças. Os movimentos circulares, as chamadas russas, são feitos com as duas pernas juntas. - o cavalo (que de fato assemelhava-se ao 🌟 animal), enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões: 1,15 metro x 1,60 metro x 35 centímetros. As alças possuem distância ajustável e 🌟 a altura de 12 centímetros. Uma série típica no cavalo com alças envolve tesouras e movimentos circulares. As tesouras, exercícios feitos com 🌟 as pernas separadas, são executadas geralmente com as mãos sobre as alças. Os movimentos circulares, as chamadas russas, são feitos com 🌟 as duas pernas juntas. Argolas : o aparelho é constituído por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros 🌟 do solo. A distância entre elas é de 50 centímetros e o seu diâmetro interno é de 18 centímetros. A prova consiste 🌟 em uma série de exercícios de força, balanço e equilíbrio. O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos 🌟 elementos da coreografia. Quanto menos tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do 🌟 ginasta. : o aparelho é constituído por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros do solo. A distância entre 🌟 elas é de 50 centímetros e o seu diâmetro interno é de 18 centímetros. A prova consiste em uma série de 🌟 exercícios de força, balanço e equilíbrio. O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia. Quanto menos 🌟 tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do ginasta. Barras paralelas : o 🌟 aparelho possui as medidas de 1,95 x 3,5 metros, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 centímetros. A prova consiste 🌟 em exercícios de equilíbrio - entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza das duas 🌟 barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento. As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir uma 🌟 prova mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade. : o aparelho 🌟 possui as medidas de 1,95 x 3,5 metros, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 centímetros. A prova consiste em 🌟 exercícios de equilíbrio - entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza das duas barras 🌟 obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento. As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir uma prova 🌟 mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade. Barra fixa : a 🌟 barra é presa sobre uma estrutura de metal a 2,75 metros do solo e possui 2,40 metros de comprimento. A prova 🌟 consiste em movimentos de força e equilíbrio. O ginasta deve fazer movimentos giratórios em uma rotina acrobática, que envolve os giros 🌟 propriamente ditos, as largadas e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas. : a barra é presa sobre 🌟 uma estrutura de metal a 2,75 metros do solo e possui 2,40 metros de comprimento. A prova consiste em movimentos de 🌟 força e equilíbrio. O ginasta deve fazer movimentos giratórios em uma rotina acrobática, que envolve os giros propriamente ditos, as largadas 🌟 e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas. Barras assimétricas : este aparelho, de uso estritamente feminino, é 🌟 atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente. Seu posicionamento é, a mais alta a 2,36 m de altura 🌟 e a menor a 1,57 metros. A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, bem como os demais aparelhos. A 🌟 posição das duas barras em diferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de movimentos, mudanças de empunhaduras e alternância 🌟 entre as barras. A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de molejo do aparelho. : este aparelho, de 🌟 uso estritamente feminino, é atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente. Seu posicionamento é, a mais alta a 🌟 2,36 m de altura e a menor a 1,57 metros. A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, bem 🌟 como os demais aparelhos. A posição das duas barras em diferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de movimentos, mudanças 🌟 de empunhaduras e alternância entre as barras. A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de molejo do 🌟 aparelho. Trave olímpica : popularmente chamada de trave, a trave de equilíbrio é um dos dois aparelhos de práticas unicamente femininas. A 🌟 trave em si é uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de 🌟 comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros. : popularmente chamada de trave, 🌟 a trave de equilíbrio é um dos dois aparelhos de práticas unicamente femininas. A trave em si é uma barra revestida 🌟 com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde 🌟 a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros. Solo : este, enquanto aparelho, é um estrado de 12 por 12 🌟 metros feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos e nas passadas gímnicas. Como 🌟 modalidade, os exercícios têm uma duração de 50 a 70 segundos para os homens, e 70 a 90 segundos para 🌟 as mulheres. Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e ginásticos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos têm a particularidade 🌟 de incluir acompanhamento musical instrumental. : este, enquanto aparelho, é um estrado de 12 por 12 metros feito de um material 🌟 elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos e nas passadas gímnicas. Como modalidade, os exercícios têm uma 🌟 duração de 50 a 70 segundos para os homens, e 70 a 90 segundos para as mulheres. Durante a prova, são 🌟 realizados movimentos acrobáticos e ginásticos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental. Salto: 🌟 o salto sobre a mesa é a prova mais rápida da ginástica artística. Dura aproximados 50 segundos, incluindo apenas o momento 🌟 dos dois saltos aos quais o ginasta tem direito. A prova é composta por uma pista de 25 metros, que termina 🌟 em um trampolim de impulso e finalmente na mesa – de dimensões 120 x 95 centímetros. O salto é considerado um 🌟 evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para erros. Com o avanço do esporte, padronizaram-se os equipamentos e novos 🌟 fabricantes surgiram por todo o mundo para atender a demanda e melhorar os materiais usados para dar maior segurança aos 🌟 praticantes desta e das demais modalidades da ginástica. Alguns dos principais fabricantes dos aparelhos são: A francesa Gymnova,[47] geralmente presente em 🌟 provas realizadas no continente europeu, a suíça Alder+Eisenhut, a alemã Spieth,[48] que realizou inovações no tablado - apresentando-o mais rígido 🌟 - e esteve presente no Campeonato Mundial de Stuttgart e nos Jogos Olímpicos de Pequim,[49] e as também francesas Nouansport 🌟 e GES, presentes em centros de treinamentos. [50] Gymnova e Spieth, as constantes nos eventos internacionais recentes, apresentam-se nas cores creme 🌟 e vermelha (Gymnova) e azul e branca (Spieth). Organização e regulamento [ editar | editar código-fonte ]Logotipo da FIG Todas as competições 🌟 oficiais de ginástica artística são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), que estabelece normas e calendários para todos os 🌟 eventos internacionais. As competições nacionais são geralmente regulamentadas pelas diversas federações locais. A FIG tem ainda a responsabilidade sobre o Código de 🌟 Pontuação, a publicação que orienta os ginastas, técnicos e árbitros na elaboração, composição e avaliação das séries em todas as 🌟 provas, e que ainda rege os resultados da modalidade. A entidade impõe um limite mínimo de idade para competições oficiais de 🌟 nível sênior de dezesseis anos. Este limite - importante sobretudo nas provas femininas - pretende impedir a entrada de ginastas pré-adolescentes 🌟 em competição, o que poderia implicar problemas de saúde futuros.[51] A FIG é responsável pela realização do Campeonato Mundial de Ginástica 🌟 Artística e pela Copa do Mundo de Ginástica Artística, realizada em várias etapas. Existem ainda diversas outras competições, a nível continental, 🌟 nacional e regional. [52] Filiadas a ela está a União Europeia de Ginástica, a União Africana de Ginástica, a União Pan-americana 🌟 de Ginástica e a União Asiática de Ginástica, que respondem diretamente por suas federações e confederações filiadas continentais.[53] Violações no esporte 🌟 [ editar | editar código-fonte ] A Federação Internacional possui diversas regras para questões de doping e falsificação etária. Tais regras possuem 🌟 graus de punição mediana à severa, variando caso a caso, reincidente ou não. Porém, sempre aplicadas visando o melhor para o 🌟 esporte e seus praticantes. O doping na ginástica ocorre do mesmo modo como nos demais esportes. Os ginastas, bem como os outros 🌟 atletas, precisam atentar para tudo o que usam e ingerem a fim de evitar a absorção acidental de substâncias proibidas. Há, 🌟 contudo, uma diferença desta modalidade para o atletismo, por exemplo: a joviedade de seus praticantes. Os ginastas estão na adolescência e 🌟 no inicial momento posterior a ela, e por isso, no auge de jogos que ganha dinheiro de verdade forma física. Tal fato, reduz o número da 🌟 ingestão dito proposital de anabolizantes e derivados. O rigoroso controle da entidade com o antidoping também se faz importante para a 🌟 preservação da integridade da modalidade. [54][55] Todavia, ainda existem ginastas pegos nestes testes. A vietnamita Thi Ngan Thuong Do teve jogos que ganha dinheiro de verdade licença 🌟 revogada pela FIG após ser reprovada no teste realizado durante as Olimpíadas de Pequim. [56] Anteriormente, Morgan Hamm, fora afastado das 🌟 competições pela absorção acidental causada pelo uso de anti-inflamatórios.[57] Como consequência para tais atos, a Federação prevê punições permanentes e temporárias. Elas 🌟 vão desde a advertência ao banimento do esporte.[54][58][59] Limite de idade [ editar | editar código-fonte ] A chinesa Kexin He, absolvida 🌟 da suspeita de falsificação etária nas Olimpíadas 2008 Historicamente, até meados de 1981, a idade limite para ginastas - mais especificamente 🌟 femininas, pois os homens, em geral, iniciam-se mais tarde e encerram suas carreiras mais tarde - era de quatorze anos. [60] 🌟 Porém, este limiar não era ultrapassado, visto que as ginastas raramente competiam com menos de vinte anos. Ágnes Keleti, Vera Caslavska 🌟 e Larissa Latynina são exemplos dessas campeãs. A primeira conquistou medalhas aos 35 anos, em 1956. Vera foi campeã pela última vez 🌟 aos 26 e Latynina aos 29, chegando a competir grávida.[61] Na década seguinte, meados de 1970, a idade das ginastas teve 🌟 uma acentuada redução real - como Nadia Comaneci competindo aos quatorze anos e Ludmilla Tourischeva aos dezesseis - e com 🌟 isso, os problemas com ginastas pré-adolescentes teve início, decorrentes dos pedidos de exceções para ginastas de doze e treze anos, 🌟 como a canadense Karen Kelsall e a norte-americana Tracee Talavera. No ano de 1981, em resposta a estes quase constantes pedidos 🌟 e ao aumento das exigências físicas e psicológicas do desporto, a FIG decidiu aumentar a idade das ginastas para quinze 🌟 anos. [62] Tal regra vigorou até o ano de 1997, quando a idade fora novamente aumentada, dessa vez para dezesseis anos 🌟 - para competições olímpicas e quinze para as demais. [nota 4] No entanto, esta regra é constantemente debatida, pois as ginastas 🌟 com menos de dezesseis competem sob o mesmo código de exigência.[63] A falsificação da idade consiste na prática de aumentá-la a 🌟 fim de poder disputar provas na categoria sênior, no intuito de obter as vantagens físicas debatidas em estudos médicos. [64] Esta 🌟 prática, até pouco tempo não era rara e coincidia com as alterações feitas pela entidade. Por vezes, os próprios atletas iam 🌟 à TV confessar o ato ilegal de forjarem suas certidões ou tê-los expostos à imprensa. Daniela Silivas é um exemplo de 🌟 ginasta que teve jogos que ganha dinheiro de verdade idade adulterada em dois anos - treze para quinze - com o consentimento de funcionários da 🌟 federação romena. [65] A ginasta revelou a falsificação em uma entrevista dada no ano de 2002. Como punição à violação da regra 🌟 de Requerimentos etários, a FIG prevê a perda de todos os ganhos em uma competição, a desqualificação do atleta e 🌟 por conseguinte, da equipe. [58][66] O mais recente caso - absolvido - envolveu as ginastas medalhistas de ouro nas Olimpíadas de 🌟 Pequim 2008: as chinesas Lilin Deng, Kexin He, Yilin Yang e Yuyuan Jiang.[64] Regulamento geral de competições [ editar | editar 🌟 código-fonte ] Símbolo oficial da modalidade Para a obtenção do resultado completo de um campeonato de ginástica artística, os ginastas devem participar 🌟 de quatro competições, cada uma delas com características e objetivos próprios, sendo assim denominadas: Competição I (Qualificatória), Competição II (Final 🌟 Individual Geral), Competição III (Final Individual por Prova) e Competição IV (Final por Equipes). [58][67][68] Abaixo, são apresentados os detalhes de 🌟 organização, participação, qualificação e desenvolvimento de cada uma destas competições: Competição I (C I) - a competição I objetiva a qualificação 🌟 para as competições finais (C II, C III e C IV) e ainda determina a classificação das equipes a partir 🌟 do 9º lugar e dos ginastas a partir do 25º lugar. As oito primeiras equipes aqui qualificadas definirão as suas classificações 🌟 na Final por Equipes (C IV) e os 24 ginastas melhores qualificados individualmente definirão as suas classificações na Final Individual 🌟 Geral (C II). Da C I participam todas as equipes e todos os ginastas individuais inscritos no evento. Somente os ginastas que 🌟 competem em todas as provas poderão se qualificar para participar da Final Individual Geral (C II). O Campeonato Mundial que antecede 🌟 os Jogos Olímpicos define as equipes e os ginastas individuais que participarão dos JO, considerando os resultados obtidos na C 🌟 I. (C I) - a competição I objetiva a qualificação para as competições finais (C II, C III e C IV) 🌟 e ainda determina a classificação das equipes a partir do 9º lugar e dos ginastas a partir do 25º lugar. As 🌟 oito primeiras equipes aqui qualificadas definirão as suas classificações na Final por Equipes (C IV) e os 24 ginastas melhores 🌟 qualificados individualmente definirão as suas classificações na Final Individual Geral (C II). Da C I participam todas as equipes e todos 🌟 os ginastas individuais inscritos no evento. Somente os ginastas que competem em todas as provas poderão se qualificar para participar da 🌟 Final Individual Geral (C II). O Campeonato Mundial que antecede os Jogos Olímpicos define as equipes e os ginastas individuais que 🌟 participarão dos JO, considerando os resultados obtidos na C I. Competição II (C II) - a competição II é a Final 🌟 Individual Geral (All Around Finals). Dela participam os 24 ginastas mais bem classificados individualmente na C I, sendo permitida a participação 🌟 de no máximo dois ginastas de cada nacionalidade. Na C II os ginastas executarão uma nova série em cada uma das 🌟 provas e somente um salto, desconsiderando, para o resultado desta competição, as notas obtidas na C I. Ao término da competição 🌟 serão somadas as notas obtidas por cada ginasta em cada prova, chegando ao total de pontos de cada um, sendo 🌟 então confrontados os totais de cada participante para se chegar à classificação individual geral. O ginasta que obtiver o maior somatório 🌟 de pontos será considerado o vencedor da competição. (C II) - a competição II é a Final Individual Geral (All Around 🌟 Finals). Dela participam os 24 ginastas mais bem classificados individualmente na C I, sendo permitida a participação de no máximo dois 🌟 ginastas de cada nacionalidade. Na C II os ginastas executarão uma nova série em cada uma das provas e somente um 🌟 salto, desconsiderando, para o resultado desta competição, as notas obtidas na C I. Ao término da competição serão somadas as notas 🌟 obtidas por cada ginasta em cada prova, chegando ao total de pontos de cada um, sendo então confrontados os totais 🌟 de cada participante para se chegar à classificação individual geral. O ginasta que obtiver o maior somatório de pontos será considerado 🌟 o vencedor da competição. Competição III (C III) - a competição III é a Final por Provas, onde é definida a 🌟 classificação individual de cada uma das provas. Estarão qualificados para esta competição os oito ginastas que obtiveram as pontuações mais altas 🌟 na C I, em cada uma das provas, sendo permitida a participação de no máximo dois ginastas de cada nacionalidade 🌟 em cada prova. Os oito ginastas qualificados executam uma nova série na prova na qual se classificaram, sendo que no salto 🌟 os ginastas deverão executar dois diferentes. Em cada prova, a classificação final será definida pelas notas obtidas pelos ginastas em cada 🌟 uma delas, nesta competição (C III), sendo vencedor aquele que obtiver a maior nota. (C III) - a competição III é 🌟 a Final por Provas, onde é definida a classificação individual de cada uma das provas. Estarão qualificados para esta competição os 🌟 oito ginastas que obtiveram as pontuações mais altas na C I, em cada uma das provas, sendo permitida a participação 🌟 de no máximo dois ginastas de cada nacionalidade em cada prova. Os oito ginastas qualificados executam uma nova série na prova 🌟 na qual se classificaram, sendo que no salto os ginastas deverão executar dois diferentes. Em cada prova, a classificação final será 🌟 definida pelas notas obtidas pelos ginastas em cada uma delas, nesta competição (C III), sendo vencedor aquele que obtiver a 🌟 maior nota. Competição (C IV) - a competição IV é a Final por Equipes (em inglês: team final). Desta fase participam as 🌟 oito equipes que obtiveram as maiores pontuações na C I. Nesta competição os ginastas das equipes qualificadas executarão uma nova série 🌟 em cada prova e somente um salto. Todas as notas obtidas nesta competição entram na totalização dos pontos da equipe. A classificação 🌟 final das equipes é determinada pelas pontuações obtidas após as rotações. Julgamento do desempenho [ editar | editar código-fonte ] A série, 🌟 em cada aparelho, é julgada por um grupo de árbitros que aplicam o Código de Pontos. Eles ficam divididos em dois 🌟 grupos: o que avalia o valor da série (banca de arbitragem A) e o que avalia a execução (banca de 🌟 arbitragem B). [69][70] Com exceção do salto, todas as séries tem um valor de partida, dado pelos árbitros da banca A. [5] 🌟 Esta regra foi adotada pela FIG em 2006, quando ficara decidido separar as notas de dificuldade das notas de execução, 🌟 após protestos sobre favorecimentos nas Olimpíadas de Atenas 2004. [71] Para poderem avaliar uma série, os árbitros dividem os elementos em 🌟 sete grupos de valor, são eles: A, B, C, D, E, F,[nota 5] G, H e I (somente no solo 🌟 feminino), onde "A" é o elemento mais fraco e "I", o elemento mais forte. Nesse caso, todos os aparelhos têm em 🌟 comum a necessidade de uma série com os elementos citados em suas respectivas quantidades (somando um total obrigatório de oito), 🌟 com exceção do salto, já que cada um possui um valor máximo já pré-estabelecido.[69][72] O julgamento, enfim, é feito baseado na 🌟 soma das notas A e B. [58] Desse modo tem-se o seguinte cálculo: Supondo que um ginasta tenha jogos que ganha dinheiro de verdade nota de 🌟 partida, avaliada pela banca A, em 6,500 e suas notas de execução, avaliadas pela banca B, em 9,500 - 9,250 🌟 - 9,100 - 9,500 - 10,000 - 9,500. Primeiro, retira-se a maior e a menor notas. Depois, tira-se a média B, que 🌟 nesse caso é de 9,437. A nota final do ginasta, desse modo é de 15,937 (A + B).[5] É vasta a quantidade 🌟 de campeonatos de ginástica artística, seja no âmbito mundial, seja no âmbito nacional. Segue abaixo uma lista das principais competições da 🌟 modalidade. [73][74][75] As competições que reúnem os ginastas de todo o mundo são: Jogos Olímpicos - de quatro em quatro anos, reúne 🌟 os ginastas classificados para os eventos. Aquela nação que não conseguir qualificar uma equipe, está apta a enviar até três competidores 🌟 para representá-la.[ 76 ] - de quatro em quatro anos, reúne os ginastas classificados para os eventos. Aquela nação que não conseguir 🌟 qualificar uma equipe, está apta a enviar até três competidores para representá-la. Campeonato Mundial - desde 1999 jogos que ganha dinheiro de verdade realização é anual. Esta 🌟 competição possui caraterística singular - Dependendo do ano, pode apresentar ou não determinado tipo de evento. Em Debrecen - 2002 por 🌟 exemplo, não houve a disputa por equipes e do individual geral. - desde 1999 jogos que ganha dinheiro de verdade realização é anual. Esta competição possui caraterística 🌟 singular - Dependendo do ano, pode apresentar ou não determinado tipo de evento. Em Debrecen - 2002 por exemplo, não houve 🌟 a disputa por equipes e do individual geral. Copa do Mundo - torneio realizado por temporada. É dividido em etapas que acontecem 🌟 durante o ano. Sua final reúne os ginastas classificados durante as etapas anteriores. [ 77 ] De acordo com o novo regulamento, 🌟 a final desta competição dá direito ao vencedor de disputar os Jogos Olímpicos. Existem ainda as competições regionais, conhecidas pela competitividade 🌟 entre os atletas participantes e onde se conhecem os favoritos continentais:[73] Campeonato Africano - realizado de três em três anos. É onde 🌟 reúnem-se os ginastas de todo o continente africano. - realizado de três em três anos. É onde reúnem-se os ginastas de todo 🌟 o continente africano. Jogos Asiáticos - realizado a cada quatro anos. Reúne todas as nações do continente asiático. - realizado a cada quatro 🌟 anos. Reúne todas as nações do continente asiático. Campeonato Europeu - em 2004, começou a ser realizado todos os anos. É onde reúnem-se 🌟 os ginastas do continente europeu. Esta competição é conhecida por seu alto nível e por reunir nações sempre favoritas nos Jogos 🌟 Mundiais, como a Rússia e a Romênia. - em 2004, começou a ser realizado todos os anos. É onde reúnem-se os ginastas 🌟 do continente europeu. Esta competição é conhecida por seu alto nível e por reunir nações sempre favoritas nos Jogos Mundiais, como 🌟 a Rússia e a Romênia. Jogos Pan-Americanos - realizado de quatro em quatro anos. É onde reúnem-se os ginastas dos três continentes 🌟 americanos: Sul, Central e Norte. São realizados desde os Jogos de 1951, em Buenos Aires.[ 78 ] - realizado de quatro em 🌟 quatro anos. É onde reúnem-se os ginastas dos três continentes americanos: Sul, Central e Norte. São realizados desde os Jogos de 1951, 🌟 em Buenos Aires. Jogos Sul-Americanos - competição realizada a cada quatro anos. É onde reúnem-se os ginastas do continente sul-americano. Presença nos Jogos 🌟 Olímpicos [ editar | editar código-fonte ] A ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos[f] da era moderna desde a jogos que ganha dinheiro de verdade 🌟 primeira edição, em Atenas (1896). [5][79] A equipe vencedora da primeira disputa olímpica foi da Alemanha, com o total de nove 🌟 medalhas, seguida da Grécia e da Suíça. [80] A primeira participação feminina, no entanto, só se deu em 1928, na edição 🌟 de Amsterdã, onde saiu-se vitoriosa a equipe anfitriã. [13] Historicamente, ao longo das edições, aparelhos e competições foram retirados do quadro 🌟 competitivo, enquanto outros foram inseridos. [81] Em decorrência da Primeira Guerra Mundial, a edição de 1916 não fora realizada, o mesmo 🌟 acontecendo com as edições de 1940 e 1944, por conta da Segunda Grande Guerra. E em outras duas ocasiões - Moscou 🌟 1980 e Los Angeles 1984 - ocorreram os maiores boicotes da história dos Jogos, liderados pelos norte-americanos e soviéticos. No caso 🌟 das competições nos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional é o responsável pela organização do evento, incluindo os critérios de desempate. [82]Quadro 🌟 de medalhas O quadro abaixo mostra as nações que mais subiram ao pódio na história dos Jogos Olímpicos. [nota 6][83] e demonstra 🌟 a superioridade numérica da União Soviética, tanto no total de medalhas, quanto nas parciais ouro, prata e bronze. A Romênia, apesar 🌟 de possuir um número maior de medalhas de ouro, possui um total inferior ao da Alemanha. Na contagem, foram incluídas as 🌟 conquistas russas - para a União Soviética - e alemãs orientais - para a Alemanha. Os resultados incluem as disputas masculinas 🌟 e femininas, e a porcentagem fora retirada do total de medalhas disputadas: das 810, 503 estão distribuídas entre as cinco 🌟 mais bem sucedidas nações listadas. A origem dos Campeonatos Mundiais adveio das ideias do até então presidente da Federação Francesa de 🌟 Ginástica, Charles Gazalet. Junto a outros ginastas, ele contrariou a vontade do presidente da FEG - como inicialmente a FIG era 🌟 denominada -, que se vira obrigado a concordar com o desejo da maioria: A prática da modalidade voltada às competições. Assim, 🌟 o primeiro Torneio Internacional foi realizado em 1903[9] e continuou com este nome até 1934, quando passaram e ser denominados 🌟 Campeonatos Mundiais. Estes campeonatos sofreram também algumas transformações e atualmente o Mundial[i] realizado no ano anterior aos Jogos Olímpicos serve para 🌟 selecionar os ginastas e as nações que deverão participar dos Jogos.[84] Depois das Olimpíadas, o Mundial é a competição mais importante 🌟 da modalidade. Realizados de dois em dois anos, mais tarde (1922) passaram a ter suas edições apenas de quatro em quatro. Em 🌟 1999 passou a ser disputado anualmente com exceção dos anos em que a ginástica está presente nos Jogos Olímpicos.[84] Prática pelo 🌟 mundo [ editar | editar código-fonte ] Abaixo seguem as principais nações destacadas nas duas maiores competições globais, com seus maiores 🌟 campeões e melhores desempenhos em número, apresentações e inovações:[85][86] União Soviética, Rússia e Ucrânia [ editar | editar código-fonte ] Até o 🌟 desmembramento da União Soviética em 1991, os ginastas que a representavam, em particular as equipes femininas, foram a força dominante 🌟 em todas as competições oficiais das modalidades.[87] Entre os anos de 1952 e 1992, as equipes soviéticas conquistaram quase todas as 🌟 medalhas coletivas dos Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos,[88] exceto durante o pentacampeonato olímpico dos japoneses, bem como as dos eventos 🌟 individuais. Para o feminino, as exceções coletivas foram os Jogos de 1984 em Los Angeles, no qual não competiram devido ao 🌟 boicote do Bloco do Leste, e os Campeonatos Mundiais de 1966 (Tchecoslováquia), 1979 (Romênia) e 1987 (Romênia). [80][89] Seus maiores destaques 🌟 durante esses quarenta anos foram a ucraniana Larissa Latynina,[90] a maior medalhista na história olímpica, com dezoito no total,[91] seguida 🌟 de Olga Korbut, que deu à ginástica um grande crescimento popular,[91] Ludmilla Tourischeva e Nellie Kim. Já no masculino, os grandes 🌟 destaques foram Viktor Chukarin, Nikolai Andrianov, um dos maiores destaques das Olimpíadas de Moscou,[92] e Vitaly Scherbo. Depois da separação, a 🌟 Rússia manteve jogos que ganha dinheiro de verdade tradição de excelência competitiva, com medalhas em todas as competições femininas e masculinas. Durante a segunda metade da 🌟 década de noventa, a ginasta a destacar-se foi Svetlana Khorkina - três vezes campeã europeia. [93] No entanto, nas Olimpíadas de 🌟 2004, o esporte apresentou seu primeiro sinal de crise: a conquista de apenas um terceiro lugar por equipes. Em Pequim 2008, 🌟 a dificuldade concretizou-se, preludiada pelo mal desempenho da equipe no Mundial de 2007: a Rússia, pela primeira vez em uma 🌟 competição olímpica feminina, estava fora de todos os pódios. [94][95] Seu destaque durante os anos 2000 foi Ksenia Semenova, única medalhista 🌟 russa no Campeonato Mundial de Stuttgart em 2007,[87] quarta colocada nas Olimpíadas de Pequim e campeã europeia em 2009. A Ucrânia, 🌟 todavia, não manteve uma equipe competitiva, embora possua bons ginastas a nível individual. Lilia Podkopayeva, a vencedora do concurso geral em 🌟 Atlanta 1996, é um exemplo. Nos anos que se seguiram até 2009, não obteve resultados expressivos, apenas medalhas individuais em provas 🌟 masculinas.[58] O primeiro grande êxito da equipe romena foi nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, com os bons desempenhos de 🌟 Nadia Comaneci,[90] que atingira o primeiro dez olímpico, repetido em trinta outras ocasiões ao longo de jogos que ganha dinheiro de verdade carreira. [13] A partir 🌟 daí, o país tornou-se pioneiro em métodos inovadores de treino, com técnicos como Béla Karolyi. [87] A Romênia destaca-se especialmente nas 🌟 competições por equipes femininas e por ter sido uma das duas nações a derrotar a equipe soviética em competições de 🌟 nível internacional antes de 1991. [87] No masculino, apesar de nunca terem conquistado medalhas coletivas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais, o 🌟 ginasta Marius Urzica subiu ao pódio olímpico em três edições consecutivas (1996-2004), ao conquistar medalhas nas provas do cavalo com 🌟 alças. Já nos Campeonatos Europeus até 2009, por cinco vezes o ginasta Marian Dragulescu foi medalhista no solo, sendo em três 🌟 delas, o campeão.[96] Em Atenas 2004, jogos que ganha dinheiro de verdade competitividade feminina tornou-se evidente: a seleção conquistou medalhas de ouro por equipes e no 🌟 individual geral, destacando a ginasta Catalina Ponor, três vezes primeira colocada. [97] Quatro anos mais tarde, ainda manteve-se no pódio, à 🌟 frente da Rússia, com uma medalha de bronze por equipes e uma de ouro, no solo, conquistada pela estreante Sandra 🌟 Izbasa, que manteve o título do aparelho com a nação. [98] No total, as senhoras são tricampeãs por equipes, duas delas 🌟 consecutivas. O país construiu jogos que ganha dinheiro de verdade tradição ao longo de 36 anos (de 1934 a 1970)[87][99] e teve como jogos que ganha dinheiro de verdade maior representante 🌟 a ginasta Vera Caslavska,[90][100] com títulos como o bicampeonato olímpico no individual geral. Enquanto equipe, as tchecas conquistaram seis medalhas olímpicas, 🌟 com uma de ouro, em 1948. Já em Mundiais, foram sete as conquistas, totalizando dessas, três vitórias. Entre os homens, coletivamente, a 🌟 soma de medalhas também é de sete, embora as vitórias sejam superiores (4). Em Jogos Olímpicos, foi apenas uma medalha. o mais 🌟 expressivo foi o ginasta Joseph Czada, campeão mundial na edição de 1907.[87] A exemplo da Romênia, a equipe feminina tcheca também 🌟 superou a União Soviética em um campeonato internacional. A campeã olímpica 2008, Nastia Liukin Até meados da década de 1980, os Estados 🌟 Unidos, no feminino, eram um país sem maiores conquistas na ginástica artística, a exceção para as vitórias de Mary Lou 🌟 Retton, em 1984,[58] e a primeira medalha internacional, de Cathy Rigby,[101] em 1970. O primeiro título mundial chegou em 1991, com 🌟 Kim Zmeskal, e as primeiras medalhas por equipes foram alcançadas nos Jogos de Barcelona 1992 (bronze) e Atlanta 1996 (ouro), 🌟 com destaque para Shannon Miller, medalhista por cinco vezes em uma única edição olímpica. [87][102] Em Atenas 2004, o ouro não 🌟 fora repetido, mas a equipe americana manteve-se no pódio, com uma medalha de prata, repetida em Pequim 2008, no feminino. Nas 🌟 duas últimas Olimpíadas, o ouro do individual geral manteve-se com as norte-americanas: Na Grécia, Carly Patterson tornou-se a medalhista de 🌟 ouro. [103] Na China, foi a ginasta Nastia Liukin a campeã. Entre os homens, destacam-se Anton Heida e Paul Hamm, que fora 🌟 campeão olímpico em 2004. Enquanto equipe, os norte-americanos também saíram-se vitoriosos em uma edição olímpica: 1984. Em Mundiais, apesar de não possuir 🌟 nenhum título coletivo até o ano de 2009, Hamm também conquistara uma vitória no concurso geral. Entre os eventos retirados das 🌟 competições, os estadunidenses conquistaram dezoito medalhas. No ciclo 2009-2012, os Estados Unidos contaram com uma competitiva equipe feminina, vencedora do Mundial 🌟 de Stuttgart 2007, que apareceu entre as favoritas ao ouro. Shawn Johnson e Nastia Liukin lideraram a qualidade da seleção. No masculino, 🌟 Jonathan Horton, medalhista de prata na barra fixa nos Jogos de Pequim, foi o destaque da nação.[104] Foi uma das primeiras 🌟 nações a ser bem sucedida em Jogos Olímpicos e Mundiais de Ginástica tanto no feminino, quanto no masculino. Entre suas conquistas 🌟 estão nove medalhas na primeira participação da ginástica artística em Olimpíadas, sendo cinco delas de ouro. Seus destaques na época foram 🌟 Alfred Schwarzmann - campeão olímpico nos Jogos de 1936 -, Konrad Frey - medalhista de ouro na barra fixa e 🌟 no cavalo com alças -, Karin Janz e Maxi Gnauck. [80][87] Enquanto equipe, a Alemanha possui dois títulos olímpicos: um feminino 🌟 e um masculino. Após a divisão, os alemães orientais foram superados pelos soviéticos e japoneses. Em mundiais, a situação fora semelhante. Nos anos 🌟 2000, o país não contou com equipes competitivas ao pódio mundial. Porém, é constantemente representado por bons ginastas a nível individual. Fabian 🌟 Hambüchen e a uzbeca naturalizada alemã, Oksana Chusovitina foram destaques pela nação, como medalhistas em Olimpíadas, Campeonatos Mundiais e Europeus. Entre 🌟 1936 e 1956, o país viveu o seu auge no esporte: foi por dez vezes medalhista olímpico, com destaque para 🌟 Ágnes Keleti,[87] conquistando medalhas nas primeiras edições em que a ginástica feminina entrou nos Jogos. [105] Antes das décadas de 1980 🌟 e 1990, jogos que ganha dinheiro de verdade qualidade decaiu, a depender dos bons resultados dos atletas individualmente inseridos nas competições. Quando Henrietta Ónodi conquistou medalhas 🌟 olímpica e mundial no salto, a nação voltou a ter a qualidade antes respeitada na ginástica feminina. [87][105] A masculina teve 🌟 como destaque individual o competidor Zoltan Magyar, bicampeão olímpico do cavalo com alças e três vezes medalhista de ouro neste 🌟 aparelho, em Campeonato Mundiais.[105] Foi a grande potência dominadora dos eventos masculinos nas décadas de 1960s e 1970s com cinco medalhas 🌟 de ouro olímpicas consecutivas. Entre seus destaques estão Takashi Ono - o primeiro ginasta japonês a sair-se vitorioso em uma Olimpíada 🌟 - Sawao Kato e Yukio Endo. [90] A qualidade dos atletas japoneses continuou até o sucesso dos Jogos de Atenas 2004, 🌟 com ginastas como Naoya Tsukahara. [80][87][106] No feminino, a ginástica japonesa possui como representante de destaque, Keiko Ikeda - única medalhista 🌟 de ouro em um Campeonato Mundial e medalhista de bronze por equipes, nos Jogos de Tóquio. [107] Nos anos 2000, encontrou-se 🌟 com ginastas, como Koko Tsurumi, disputando as finais dos mais expressivos eventos da modalidade. O campeão olímpico 2008, Yang Wei A ginástica 🌟 chinesa não possui uma longa tradição, mas seu crescimento, com destaque para a equipe feminina, nos últimos oito anos fora 🌟 muito expressiva, elevando o status da nação à potência.[87] No feminino, em 2006, as chinesas obtiveram, no Campeonato Mundial Aarhus, a 🌟 primeira colocação na disputa por equipes. Em 2007, no Mundial de Ginástica de Stuttgart, as atletas conquistaram o segundo lugar, em 🌟 uma inversão de pódio com as norte-americanas. Em Pequim 2008, as atletas alçaram ao primeiro lugar do pódio, invertendo novamente as 🌟 posições com as estadunidenses (campeãs em 2007). Outras medalhas ainda foram conquistadas nestes Jogos, como a de ouro da jovem Kexin 🌟 He, nas barras assimétricas. Entre os homens, o ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e sete medalhas de 🌟 ouro, das nove disputadas em Pequim, foram conquistadas por eles, tornando a equipe masculina a favorita nas competições realizadas até 🌟 2009.[108][109] Em 1984, o primeiro ginasta a obter grande êxito foi o polimedalhista Li Ning, que nos Jogos de Los Angeles 🌟 conquistou seis medalhas, sendo três delas de ouro. Entre as mulheres, Ma Yanhong - primeira vencedora entre homens e mulheres em 🌟 um Mundial - foi o nome de destaque. Os ginastas Chen Yibing, Cheng Fei e Zou Kai também destacaram-se entre os 🌟 membros das equipes. O Brasil, entre as nações lusófonas, destacadas no meio gíminico pelo crescente aperfeiçoamento e práticas nacionais. Os brasileiros já 🌟 participaram em finais olímpicas por equipes, tanto com a seleção masculina quanto com a feminina. Entre seus ginastas de destaque estão 🌟 nomes como Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Laís Souza e Diego Hypólito. Internacionalmente, a nação, até 2011, conquistou nove 🌟 medalhas em Mundiais, sendo três de ouro, três de prata e três de bronze, das quais sobressaíram-se os ouros de 🌟 Hypólito e Daiane nos exercícios de solo. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Arthur Zanetti conquistou a primeira medalha olímpica 🌟 individual para o país, ao encerrar na primeira colocação nas argolas. Além, Sérgio Sasaki foi o décimo melhor ranqueado na prova 🌟 geral individual, novamente a melhor posição para o país. Na Rio 2016, Diego Hypólito e Arthur Nory, fizeram pela primeira vez 🌟 na ginástica brasileira uma dobradinha no pódio, Diego e Arthur fizeram juntos a final do solo e ficaram com a 🌟 medalha de prata e a de bronze, respectivamente. [110] Nas olimpíadas de Tóquio 2020, Rebeca Andrade, recebeu a medalha de prata 🌟 no individual geral, e a medalha de ouro na final do salto, se tornando a primeira ginasta brasileira a conquistar 🌟 2 medalhas numa mesma edição dos Jogos Olímpicos. De 1912 a 1932, a seleção masculina italiana foi o grande destaque das 🌟 Olimpíadas - venceu quase todas as disputas por equipes, a exceção de 1928. Os destaques da época eram Alberto Braglia - 🌟 bicampeão olímpico do concurso geral - e Giorgio Zampori. [87] Em 1952, a equipe italiana, assim como as demais nações, fora 🌟 superada pela chegada da União Soviética. Atualmente, possui como destaque, a ginasta Vanessa Ferrari, vencedora do Campeonato Mundial de Aarhus em 🌟 2006. Entre os homens, até os Jogos de Atenas, Jury Chechi foi o destaque, como campeão das argolas e duas vezes 🌟 medalhista olímpico. A Coreia do Norte, com Hong Su Jong e Hong Un Jong nas provas de salto, destacaram o país 🌟 na modalidade feminina. Canadá e Espanha possuem equipes masculinas e femininas competitivas, com destaque para o espanhol Gervasio Deferr e o 🌟 canadense Kyle Shewfelt. A Austrália, medalhista de bronze no Mundial de 2003 em Anaheim, teve como destaques, Monette Russo e Lauren 🌟 Mitchell, também medalhistas em Mundiais. França e Grã-Bretanha, tanto como equipe, quanto individualmente cresceram em qualidade, entrando nas competições com ginastas 🌟 medalhistas como Emilie Le Pennec, Elizabeth Tweddle e Louis Smith.[110] Portugal e demais nações lusófonas [ editar | editar código-fonte ] Portugal, 🌟 não possui nenhuma conquista continental e mundial, mas competiu em provas femininas com a ginasta Zoi Lima, medalhista de bronze 🌟 em uma etapa da Copa do Mundo. [110][111] No masculino, o ginasta de maior destaque é Manuel Campos, que nas Universíadas 🌟 de Belgrado, em 2009, foi o terceiro melhor atleta europeu na fase classificatória do individual geral.[112] Entre Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e 🌟 São Tomé e Príncipe, destacam-se o país angolano, que em 2009 decidiu investir mais nesta prática esportiva,[113] e a nação 🌟 moçambicana, que em 2006 apresentou um projeto iniciado no ano seguinte, visando o crescimento da modalidade artística.[114]Notas ↑ Manter-se no peso 🌟 ideal não significa melhores condições em treinamento e competições. O peso ideal varia de ginasta para ginasta e, às vezes, impede 🌟 que o mesmo sofra danos em suas articulações inferiores, como joelhos e calcanhares. a b Os elementos ginásticos são os exercícios 🌟 que não admitem rotação em torno do eixo transversal do corpo acima de 180 graus , contendo rotações no eixo 🌟 longitudinal do mesmo. Os elementos acrobáticos são de prática inversa aos ginásticos, ou seja, apenas admitem movimentos no eixo longitudinal superior 🌟 a 90 graus. Porém, ambos os exercícios podem contar com combinações dos dois tipos de movimentos, desde que as limitações dos 🌟 graus sejam mantidas em cada tipo de elemento. a b Estão listados no livro referência. Destacaram-se nos Jogos Olímpicos de Londres como 🌟 multimedalhistas. ↑ Este limite de idade é estudado pela FIG para se igualar ao limite de exigência olímpico. ↑ Os elementos masculinos 🌟 possuíam seis grupos de valor. O "super-E" ou F, foi o mais elevado até o fim do ciclo 2004-2008. ↑ Descontadas as 🌟 disputas excluídas do quadro de eventos, como a barra fixa por equipes e os aparelhos portáteis. ↑ Percentual medido em medalhas 🌟 totais disputadas e não medalhas totais distrbuídas. Caso três nações tenham empatado em alguma posição, conta-se apenas uma disputada e não 🌟 as três recebidas. Referências BROCHADO, Fernando Augusto & BROCHADO, Mônica Maria Viviani. Fundamentos da Ginástica Artística e de Trampolins .[S.l. ]: Guanabara Koogan. ISBN 85-277-1040-4 🌟 .. NUNOMURA, Myrian & NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. Compreendendo a Ginástica Artística .[S.l.]: Phorte. ISBN 85-7655-015-6 .. SMOLEUSKIY, Vladimir & GAVERDOUSKIY, Iriny (1992). Tratado General de 🌟 Gimnasia Artística Deportiva (em espanhol). Barcelona: Paidotribo. ISBN 84-8019-294-1 .. VIDMAR, Peter (2000). Gymnastics (em inglês). Estados Unidos: Fitness Information Technology. ISBN 1-885693-17-6 .
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