A história do Google: da grandeza à vigilância
Há algum tempo, o Google era ótimo. Para aqueles 💴 que estavam online roleta virtual criar 1998, a linha do tempo da história se bifurcava roleta virtual criar duas eras: antes do Google (BG) 💴 e depois do Google (AG). Era elegante e limpo: elegante porque era conduzido por um algoritmo semi-objetivo chamado PageRank, que 💴 classificava os sites de acordo com o número de outros sites que ligavam para eles; e limpo porque não havia 💴 publicidade, o que também significava que não havia modelo de negócios e, portanto, estava queimando seu caminho pelo dinheiro dos 💴 investidores.
Era muito bom para durar e, claro, não durou. Dois de seus maiores investidores 💴 apareceram um dia, exigindo um retorno sobre seus investimentos. Os co-fundadores da empresa tiveram uma idéia. Uma das razões pelas 💴 quais seu motor de busca era tão bom era que eles monitoravam intensivamente o que as pessoas procuravam e, roleta virtual criar 💴 seguida, usavam essa informação continuamente para melhorar o desempenho do motor de busca. Sua grande idéia era que essa informação 💴 assim obtida tinha um valor comercial; indicava o que as pessoas estavam interessadas e, portanto, poderia ser valioso para os 💴 anunciantes que desejavam vendê-los coisas. Dessa forma, surgiu o que Shoshana Zuboff chamou de "capitalismo de vigilância", a máquina de 💴 dinheiro dominante do mundo conectado.
Como inventor dessa máquina, o Google prosperou grandemente desde então. 💴 Por mais tempo do que a maioria de nós pode lembrar, ele tem sido o motor de busca favorito do 💴 mundo, gerando colossais receitas da roleta virtual criar predominância. No processo, no entanto, também criou uma nova economia global - a economia 💴 de link - consistindo roleta virtual criar milhões de organizações e empresas que geram receitas e atenção a partir do tráfego gerado 💴 por pesquisas no Google.
A centralidade do Google no ecossistema
O confortável monopólio do Google o 💴 levou à complacência à medida que priorizou a publicidade roleta virtual criar relação à objetividade nos resultados de pesquisa. No entanto, essa 💴 dominância também desencadeou uma corrida armamentista perpétua entre os chamados "otimizadores de motores de busca", à procura de meios de 💴 manipular o algoritmo PageRank, e o Google, ajustando-o para derrotar esses engenhosos trapaceiros. De tempos roleta virtual criar tempos, uma alteração no 💴 algoritmo gerava ondas sísmicas pelo ecossistema, gerando histórias trágicas de pessoas que haviam construído negócios lucrativos roleta virtual criar nichos para acordar 💴 uma manhã e descobrir que seus sites não atraíam mais visitas. Essas ondas forneceram evidências vivas do papel central do 💴 Google no ecossistema.
O presente e o futuro do Google
Agora chegamos ao aqui e agora. 💴 O lançamento de IAs gerativas como o ChatGPT claramente surpreendeu o Google, o que é estranho, dado que a empresa 💴 havia trabalhado roleta virtual criar tecnologia há anos e, de fato, teve um papel instrumental roleta virtual criar duas grandes conquistas: o modelo "transformador" 💴 e o emprego de redes neurais roleta virtual criar geral.
Independentemente da explicação, ficou claro que as 💴 IAs gerativas representavam uma ameaça estratégica à vaca leiteira do Google - especialmente desde que, por uma década ou mais, 💴 roleta virtual criar confortável posição de monopólio o levou à complacência, manifestada no declínio de seu serviço à medida que priorizava a 💴 publicidade roleta virtual criar relação à objetividade nos resultados de pesquisa.
Assim, a pergunta para nós, que 💴 observamos a indústria, tornou-se: como o Google responderá à ameaça?
Agora sabemos: é algo chamado 💴 visões de IA, roleta virtual criar que um número crescente de consultas de pesquisa é inicialmente respondido por respostas geradas por IA. 💴 "Às vezes", a empresa assobia, "você deseja uma resposta rápida, mas não tem tempo de juntar todas as informações necessárias. 💴 A pesquisa fará o trabalho por você com visões de IA." Ou, roleta virtual criar suma: "Deixe o Google fazer a pesquisa 💴 por você."
Até o momento, algumas dessas pesquisas sugerem capacidades subhumanas, ou talvez apenas ingenuidade 💴 humana. Em qualquer caso, os usuários foram informados de que a cola é útil para garantir que o queijo se 💴 fixe na pizza, que eles podem fitar o sol por até 30 minutos e que os geólogos sugerem comer uma 💴 rocha por dia (presumivelmente para combater a deficiência de ferro). Memorando ao Google: não treine roleta virtual criar IA no Reddit ou 💴 no Onion.
Há um ar encantador de desespero na publicidade desse repentino pivô de motor 💴 de busca para bot de resposta. Ouve-se nele a alegação de que está "reimaginando o que um motor de busca 💴 pode fazer", que pode "desbloquear tipos inteiramente novos de perguntas que nunca pensou que o Search pudesse responder", ou que 💴 irá "transformar a maneira como a informação é organizada, para ajudá-lo a filtrar e fazer sentido do que está lá 💴 fora". Tradução: o Google está pegando no que uma startup travessa como a Perplexity vem fazendo perfeitamente bem há anos.
💴
A pergunta real sobre o pivô, no entanto, é qual será o seu impacto sistêmico 💴 na economia de link. Já há notícias desanimadoras. Por exemplo, a Gartner, uma consultoria de pesquisa de mercado, prevê que 💴 o volume de pesquisas nos motores de busca caia 25% até 2026, devido a chatbots de IA e outros agentes 💴 virtuais, que substituirão as consultas de usuários roleta virtual criar motores de busca tradicionais. Outro relatório afirma que os editores podem ver 💴 uma queda de até 60% no tráfego de pesquisas orgânicas, o que representa uma perda estimada de R$2bn (£1,6bn) roleta virtual criar 💴 receita publicitária.
Em comparação com as ondas sísmicas das alterações no PageRank, isso pode ser 💴 como o impacto do asteroide que extinguiu os dinossauros? Ou o Google também é um dinossauro?