Tudo pende deles, mas pouco muda. Para semanas ou meses, as eleições dominam a vida nacional.
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Tudo pende deles, mas 💱 pouco muda. Para semanas ou meses, as eleições dominam a vida nacional. Os relatos da mídia e as conversas públicas 💱 são monopolizados por brigas acaloradas e especulação frenética. Tudo o mais - a formulação de políticas, a solução de problemas, 💱 a razão mesma - é postergada. Não é surpreendente que, quando a loucura acaba, descubramos que poucos de nossos problemas 💱 foram resolvidos.
Uma eleição é um dispositivo para maximizar conflitos e minimizar a democracia
Os partidos ganham terreno semear divisão e raiva, 💱 frequentemente vaidebet historia torno de questões trivializadas que lhes são favoráveis. No entanto, à medida que os jogadores principais procuram agradar 💱 aos lobistas comerciais e à imprensa dos bilionários, eles convergem desastrosamente vaidebet historia questões muito mais importantes, como austeridade, privatização de 💱 serviços públicos, desigualdade massiva de riqueza e o genocídio vaidebet historia andamento vaidebet historia Gaza. Muitos dos que buscam a eleição manipulam, 💱 distraem e mentem.
Comunidades são postas umas contra as outras
Os partidos reduzem nossas escolhas complexas a uma brutal dicotomia; às vezes, 💱 como na eleição de 2024, a uma frase de três palavras (Fazer a Brexit). Questões abrangentes, como a crise ambiental, 💱 a espiral da acumulação pelos ricos, a possibilidade de falha do sistema alimentar ou a ameaça crescente de guerra nuclear, 💱 permanecem irresolvidas e geralmente não mencionadas. Tudo o que nos resta, além de uma ação de 10 segundos a cada 💱 cinco anos, é sentar e esperar. Acabamos, vaidebet historia nosso sistema supostamente representativo, com um parlamento altamente não representativo e um 💱 senso perene de desapontamento.
Assim como o capitalismo pode ser o oposto dos mercados, as eleições gerais como a que enfrentamos 💱 agora podem ser o oposto da democracia
Mas, como vaidebet historia tantos aspectos da vida pública, conceitos completamente diferentes foram confundidos sem 💱 esperança. Eleições não são democracia e democracia não é eleições.
Sociedades anteriores reconheciam a distinção. Aristóteles e Montesquieu observaram que as 💱 eleições geravam (respectivamente) "regra oligárquica" e "regra aristocrática". Após as revoluções americana e francesa, os designers dos novos sistemas políticos 💱 escolheram eleições como um meio de excluir a maioria, à qual não confiavam, de uma participação significativa no poder. Alguns 💱 deles, como John Adams, James Madison, Antoine Barnave e Boissy D'Anglas, se opuseram veementemente ao conceito aterrorizante da democracia e 💱 insistiram que os eleitos deveriam ser uma classe à parte, distintos do povo comum como uma "aristocracia natural" de sábios, 💱 virtuosos e competentes. Acredito que possamos determinar como funcionou bem isso.
No Reino Unido, nosso modelo político foi estabelecido no século 💱 18, quando a democracia era uma palavra suja e o parlamento via o povo com uma mistura de desdém e 💱 medo. Ele sobreviveu à introdução do sufrágio universal quase intacto. Por que nosso sistema continua a eleger pessoas cujos rendimentos, 💱 ativos, interesses e psicologia estão muito distantes dos nossos? Porque é assim que é projetado para fazer isso.
Há muitas alternativas, 💱 sufocadas não pela infeasibilidade, mas pela determinação de pessoas poderosas vaidebet historia manter o controle
Em colunas anteriores, mencionei o modelo de 💱 assembleia popular de Murray Bookchin, implementado vaidebet historia Rojava no nordeste da Síria, vaidebet historia que as decisões são passadas de comunidades 💱 locais, vaidebet historia vez de serem impostas por um centro distante; e o orçamento participativo altamente bem-sucedido vaidebet historia Porto Alegre, no 💱 sul do Brasil, que garantiu que o dinheiro fosse onde mais era necessário, vaidebet historia vez de interesses favorecidos. Mas não 💱 quero ser prescritivo sobre a forma que a democracia deliberativa e participativa deve tomar. Há dúzias de modelos potenciais.
Em seu 💱 livro excelente Contra as eleições, David Van Reybrouck favorece a "sortição": escolha de membros de corpos políticos por sorteio
Isso é 💱 como grande parte da vida política foi conduzida na antiga Atenas e vaidebet historia Veneza, Florença e outras cidades europeias no 💱 segundo milênio. Hoje, algoritmos podem ser usados para garantir que os resultados da loteria refletem de perto a composição da 💱 sociedade.
Espere, você diz. E se pessoas incompetentes, corruptas, irresponsáveis e interessadas, sem expertise, encontrarem-se vaidebet historia cargos poderosos? É provável, claro. 💱 Mas os processos deliberativos possuem a extraordinária propriedade de transformar seus participantes. Isso é por que eles funcionam melhor na 💱 prática do que vaidebet historia teoria. Os cidadãos comuns tendem rapidamente a assumir a responsabilidade, se informar, ouvir respeitosamente e buscar 💱 construir consenso. As suas decisões tendem a ser mais justas, verdes, corajosas e inclusivas do que as de câmaras eleitas.
Toda 💱 a crítica à participação pode ser devolvida com juros à representação eleita. Incompetente, corrupto, irresponsável e interessado? Não me inicie. 💱 Aqueles escolhidos por sorteio, cuja seleção não pode ser influenciada por dinheiro ou lobbying, são mais propensos a serem resistentes 💱 a ambos. Sem expertise? Nossos representantes certamente possuem expertise, mas geralmente vaidebet historia auto-promoção e eleição. Como descobrimos constantemente, muitos, empurrando 💱 seu caminho de um ministério para o próximo, são incapazes de abordar nossas encrencas.
Muita da crítica à democracia participativa é 💱 classista. As classes trabalhadoras não podem ser confiadas para pensar por si mesmas; elas devem ser orientadas por guardiões iluminados. 💱 Essnobreza se estende do Edmund Burke, vaidebet historia Reflexões sobre a Revolução na França, ao Karl Marx, vaidebet historia O Manifesto Comunista.